Inscrições

por Mafra Carbonieri

dasdas

Eu escrevo
as epígrafes de meus livros.
Hoje epígrafes de escritor ou de filósofo,
ou mesmo de astrólogo,
custam muito caro.
Platão cobra em dracmas
e me convida para O Banquete.
Aviso que tenho compromisso
na Ásia.
Além disso, prefiro Aspásia.

Caronte quer apenas uma dracma.
Mas as suas epígrafes são frias
e indevassáveis.

Cícero,
já com a cabeça fora do corpo,
espalha pensamentos junto com o cérebro.
A conta vem em sestércios.

Tales de Mileto
deplora as minhas farpas.
Tem certeza de que me matou antes de Cristo
nas escarpas do Taijeto.

Penso em Cristo.
Confesso uma antiga dívida com Cristo.
Não posso descontá-la agora  com a minha descrença.

Tagore
(Rabindranath Thakur)
exige talento
(eu não tenho).

O mundo pode muito bem
dispensar a literatura. Mas pode,
ainda melhor, dispensar o homem.
Sartre, quinze mil francos.

Toda consciência
tem por objetivo a morte de outra.
Hegel, dez mil marcos.

Os homens só morrem
pelo que não existe.
Malraux, onze mil francos.

O artista é mentiroso,
mas a arte é verdade.
Mauriac, cinco mil francos.

Voltaire me cobra em iluminismo.
Marx, em marxismo.

Parto com Eça
em busca do riso perdido.
Lewis Carroll só se interessa
pela irrealidade lógica.
Werther me seduz com o suicídio.
Raskolnikov, com o assassinato.

Machado de Assis cobra em contos
(longe de meu alcance).

Eu escrevo as epígrafes de meus livros.

MAFRA CARBONIERI NASCEU EM BOTUCATU, INTERIOR DE SÃO PAULO, EM 1935. PUBLICOU 11 LIVROS, PELOS QUAIS RECEBEU DIVERSAS DISTINÇÕES E PRÊMIOS NACIONAIS E INTERNACIONAIS. PELA REFORMATÓRIO PUBLICOU “DIÁLOGOS E SERMÕES DE FREI EUSÉBIO DO AMOR PERFEITO”.
Deixe um comentário

